Capacitação fomenta pecuária leiteira

Em Turvo, iniciou neste mês de março o primeiro encontro do curso ATER Cidadania e Inovação. A ação é reflexo da articulação de empresas que atuam com agricultura e agronegócio no território. Com a parceria da Epagri, as empresas atuam em um ecossistema de inovação, apresentando seu comprometimento corporativo e comunitário ao eixo de negócio de pecuária de leite, visando o atendimento do agricultor, para fomentar resultados e perspectivas ao desenvolvimento social com foco em negócios.


A metodologia do curso já vem sendo realizado em outros municípios no Estado de Santa Catarina. Em Turvo não foi diferente formou-se, uma grande parceria, com as empresas e instituições: Coopersulca, Coopervalesul, Sindicato dos Trabalhadores Rurais – FETAESC, Sindicato Produtores Rurais, Sicoob Credisulca, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Turvo, Cidasc e Epagri.


O curso é dividido em oito etapas, uma capacitação por mês, cada etapa segue a uma manhã de estudo em sala, conduzida por profissionais da área, e uma tarde de visita a propriedades cuja atividade leiteira é referência.


De acordo com o colaborador, Richard Junglaus, da Epagri, quando se fala de agricultura se está falando também de experiência e vivência, e na atualidade há várias experiências e vivências que se tornam conveniente e podem ser partilhadas com o agricultor. “Então se tivermos um espaço de diálogo e aprendizado, e a coesão social e o propósito comum for considerado, vamos ter forças extraordinárias para a organização e orientação de pessoas que poderão fazer a diferença. Vamos subir esta escada, um degrau de cada vez”.


Para o secretário de Agricultura, Claudio Januário, é muito importante a articulação entre todos os setores com o mesmo propósito de auxiliar o agricultor.


O prefeito, Sandro Cirimbelli, ressalta a importância da agricultura para o município e o processo de suporte ao produtor.