Produtores são orientados sobre Nota Fiscal Produtor Eletrônica (NFPe)
O curso ‘Nota Fiscal Produtor Eletrônica (NFPe) foi realizado para os agricultores do município de Turvo. A ação foi realizada com o objetivo orientar os agricultores sobre o cadastro do produtor rural na Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) e a emissão da NFPe, cujo prazo limite é 01 de julho de 2023.
Esta ação faz parte de um projeto maior denominado Planejamento e Controle Contábil na Atividade Rural, que é vinculado ao Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC), do Curso de Ciências Contábeis da Unesc, e tem o objetivo de oportunizar aos agricultores familiares capacitação para utilização de instrumentos de planejamento e controle contábeis.
Os parceiros da ação foram a administração municipal, por meio do secretário de Agricultura, Cláudio Bernardino Januário; juntamente com o estudante do Curso de Ciências Contábeis/Unesc, Davi Henrique Cruz Vieira. Os representantes da UNESC, parceiros no projeto foram a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Milla Lucía Ferreira Guimarães, e os professores Andréia Cittadin, Manoel Vilsonei Menegali e Sérgio Mendonça da Silva.
Davi explica que entre as maiores dificuldades do produtores está em migrar do sistema manual, que é o bloco de nota físico atual para a tecnologia, através do site. “Esta adaptação precisa de um suporte e estamos evitando que chegue ao prazo final com dificuldades. Estamos aproveitando o tempo para que ocorra uma transição tranquila”.
O estudante de Ciências Contábeis explica que a diferença na emissão de forma digital está em agilidade e praticidade, tornando mais prático e fácil. “Há uma maior liberdade ao produtor para fazer os processos de casa, e com benefícios como redução em erros de escrituração e acesso ao documento no sistema evitando a perda deste”.
O prefeito, Sandro Cirimbelli, parabeniza a iniciativa da Unesc e o engajamento dos produtores, afim de que seja esclarecido para que possa haver a adaptação nesta mudança.