Turvo cria projeto para implantação de aparelhos dentários em crianças em situação de vulnerabilidade social
O município de Turvo lançou nesta quinta-feira (11) um projeto para ajudar crianças em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com a Clínica Real Face, a Secretaria de Assistência Social da cidade criou o projeto “Teu sorriso é meu”, que tem como objetivo fornecer aparelhos dentários gratuitos para crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que se enquadram no Cadastro Único.
O projeto nasceu da preocupação com a saúde bucal das crianças que vivem em condições precárias. A primeira criança beneficiada foi Isadora do Carmo Matheus, de 12 anos, que teve o aparelho implantado na manhã desta quinta-feira.
Segundo Angelita Matheus, mãe de Isadora, a menina estava ansiosa por esse momento. “Ela estava aguardando com muita expectativa, foi até emocionante ver a alegria dele durante o procedimento e com o resultado. Com certeza essa é uma forma de também cuidar da saúde dela”, disse.
Conforme a secretária de Assistência Social de Turvo, Elenita Scarabelot Pazini (Nita), essa é uma iniciativa muito importante para a cidade de Turvo e pode servir como exemplo para outras cidades. “Sabendo que a falta de recursos financeiros muitas vezes impede que essas crianças tenham acesso a tratamentos dentários adequados, a Secretaria de Assistência Social decidiu tomar uma iniciativa para mudar essa realidade. Efetivamos essa parceria e queremos que ela renda muitos bons frutos”, disse.
O projeto só se tornou uma realidade com o apoio da Radiologia Santa Rita e Clínica Real Face, por meio das dentistas Gabriela Dandolini, Telma Manenti, Maurício Contesi e Laís Miglioransa. Para Laís, a ação tem um grande significado. “A secretária nos procurou e falou que existiam crianças que estavam sendo alvo de bullying por conta dos seus dentes e devido a ausência da ortodontia na rede pública resolvemos abraçar. O objetivo é promover uma melhor saúde bucal para essas crianças e ajudá-las a ter mais confiança e autoestima”.
Conforme Nita, outras clínicas também podem auxiliar no projeto. “Estamos abertos para novas parcerias, visando o fortalecimento dessa importante iniciativa”.