Comitê adota medidas para controlar coronavírus

Orientação e novo decreto por sete dias buscam concentrar esforços para diminuir a propagação do coronavírus em Turvo. As ações são delineadas pelo Comitê para enfrentamento da pandemia de covid-19 no município de Turvo.

 

Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária centram esforços para atuar na orientação. Ações têm sido constantes para visitar especialmente os comércios que apresentam o maior fluxo de pessoas: mercados, padarias e lanchonetes. Reforçam a necessidade de evitar várias pessoas no mesmo local conforme o espaço (distanciamento), presença e uso de álcool 70% nas mãos e na higienização do ambiente e ainda necessidades de se manter com o uso correto das máscaras.

 

Também a partir desta sexta-feira (12), durante sete dias, o decreto 017/21 dispõe de novas medidas no combate ao coronavírus. Além das determinações do estado, alguns itens passam a valer em caráter extraordinário. O decreto na íntegra está no site do município.

 

Ressalta-se que quem descumprir as medidas sanitárias pode ser autuado criminalmente conforme o artigo 268 do Código Penal. Isso envolve situações como sair do isolamento e colocar a vida das outras pessoas em risco.

 

– Fica permitida a entrada de apenas um membro por família nos estabelecimentos como mercados, exceto para casos em que se necessite de acompanhamento, como criança de colo, idoso ou pessoa com deficiência;

 

– É infração sanitária não fazer o uso correto da máscara em espaços públicos e privados acessíveis a outras pessoas; ou realizar aglomerações como festas, aniversário e congêneres. A primeira advertência será por escrito, sendo que em caso de reincidência a multa está afixada em R$ 500,00. Nas propriedades em que ocorrerem as aglomerações que infringirem as normas sanitárias a multa será de R$ 3 mil.