Agricultores familiares fornecem alimentos para merenda escolar

Turvo (3/2/2012) – A Unidade de Alimentação Municipal Escolar (Uame) da Prefeitura de Turvo, pioneira no sul de Santa Catarina, funciona desde 2009 e no ano passado firmou parceria com agricultores familiares para compra de alimentos. Em 2012 o projeto continua, e mais famílias fornecerão alimentos para a Uame.

A nutricionista responsável pela Uame, Renata Sartori Magagnin, diz que são adquiridos dos agricultores de Turvo macarrão, nhoque, bolachas, pão, verduras, frutas e hortaliças. "Na Unidade também contamos com horta própria, mas a parceria com os agricultores é essencial", acrescenta.

Segundo ela, a Uame conta com oito cozinheiras, um motorista para distribuição dos alimentos nas escolas, pré-escolares e creches, um funcionário para cuidar da horta e uma nutricionista.

A Uame produz merenda para três escolas, quatro creches e dois pré-escolares da rede municipal de ensino. As crianças recebem quatro refeições diárias, sendo café da manhã, almoço, lanche e jantar, além de frutas. Todos os alimentos são produzidos na Uame, o que evita o desperdício e proporciona mais qualidade aos alunos. "Temos um controle maior, tanto na quantidade quanto na qualidade da alimentação", afirma a nutricionista.

Renata ainda explica que o cardápio é elaborado respeitando os costumes regionais e a cultura da criança. "Oferecemos alimentos que elas estão acostumadas a comer em casa, para que ninguém estranhe. Além disso, todo mês o cardápio é modificado, para balancear e variar a alimentação, visando principalmente à saúde dos alunos", comenta.

Anteriormente a merenda era feita em nove cozinhas espalhadas nas unidades de ensino de Turvo. A centralização da merenda significa uma economia para o município já que, com um único ponto para distribuição de alimentos, as compras, por exemplo, são feitas em escala industrial. A Unidade conta com modernos equipamentos industriais.