Turvo terá água da barragem do rio São Bento

Turvo (19/6/2010) – O prefeito Ronaldo Carlessi e o diretor presidente da Casan, Walmor De Luca assinaram na manhã deste sábado o convênio de cooperação para Gestão Associada dos serviços de abastecimento de água entre o Município de Turvo e o Estado de Santa Catarina, com interveniência da Casan. A solenidade, realizada no plenário da Câmara de Vereadores, contou com a participação do vice-prefeito Everton Schmidt, vereadores, deputados, secretários de Estado, representantes de entidades não-governamentais e população.

O convênio de Cooperação para Gestão Associada objetiva o planejamento, regulação, fiscalização e a prestação dos serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário no Município de Turvo. O contrato estabelece que o Governo do Estado, através da Casan, deverá iniciar, nos próximos dias, a construção da adutora de água tratada interligando a Estação de Tratamento de Água de São Defende, situada em Criciúma, ao Sistema de Abastecimento de Água de Turvo. Parte da tubulação para construção desta adutora já estão em Turvo desde a manhã de sábado.

Segundo De Luca, com esta adutora a Casan trará água da barragem do Rio São Bento para abastecer a população turvense, e assim vai contribuir para o progresso e desenvolvimento da cidade. "Mas o principal benefício será a melhoria da saúde dos turvenses. Quanto mais qualidade tem a água oferecida a população, menos investimentos são necessários na saúde", garante.

"Não estamos trazendo apenas água para Turvo. Estamos trazendo saúde e qualidade de vida", enfatiza o prefeito Ronaldo Carlessi. Conforme ele, com o fornecimento de água vindo da barragem do Rio São Bento o número de famílias atendidas pelo sistema de abastecimento de água poderá ser ampliado.

O convênio também prevê que a Casan será parceira do município na aquisição do terreno para construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE. O projeto para construção do Sistema de Esgotamento Sanitário foi aprovado pela Funasa, e deverá ser licitado em breve.