Educação nutricional para alunos das creches e pré-escolar

Turvo (23/6/2010) – Os alunos do pré-escolar José Roberto Trichês, do bairro São Cristóvão visitaram na manhã desta quarta-feira (23) a Unidade de Alimentação Municipal Escolar (UAME) da Prefeitura de Turvo. Esta atividade faz parte do projeto de educação nutricional desenvolvido pelas creches e pré-escolares da rede municipal e a UAME.

A nutricionista da prefeitura e responsável pela UAME, Renata Sartori Magagnin , explica que a Unidade começou seu ciclo de atividades pedagógicas com visita a horta e cozinha industrial com os alunos dos pré-escolares e creches, para explicar onde são preparadas as refeições que atendem todas as unidades de ensino do Município, mostrando como a terra é preparada para o plantio das saladas, como é feito o plantio das mudas dos vegetais, entre outras informações.

O objetivo desta atividade pedagógica é fazer com que os professores, funcionários da Secretaria de Educação e as crianças sejam agentes de saúde, levando a seus familiares e amigos os conhecimentos básicos necessários para a promoção de qualidade de vida através da alimentação saudável adequada.

Segundo Renata, a alimentação das crianças é um processo dinâmico que requer criatividade desde o preparo da refeição até a hora de servir. "Os hábitos alimentares são formados enquanto crianças. Partindo disso, é importante estimular a alimentação saudável na infância para que permaneça no futuro', argumenta.

A UAME da Prefeitura de Turvo funciona desde outubro de 2009, e é um projeto pioneiro na região e no estado. No local são preparadas as refeições da rede municipal de ensino e transportadas até o destino. Atualmente a cozinha central atende cerca de 1000 alunos por dia, entre escolas, pré-escolares e creches, com café da manhã e da tarde, almoço e jantar. A Unidade conta com oito cozinheiras, uma nutricionista, um responsável pela horta e dois pelo transporte da alimentação até as unidades de ensino. Estes profissionais garantem a boa qualidade higiênico-sanitária e nutricional das refeições servidas.