Projeto incentiva coleta seletiva e premia alunos

Turvo (27/3/2012) – O projeto Reciclando na Escola, que teve sua primeira edição realizada no ano passado, ocorre novamente em Turvo. Todas as escolas municipais participam do projeto que visa conscientizar os alunos sobre a coleta seletiva do lixo, com o objetivo de transformar a consciência ambiental dos estudantes e de suas famílias. Nesta quarta-feira (28/3) acontece a primeira pesagem dos resíduos.

Segundo a coordenadora do projeto, Elisangela Manenti, durante todo o ano os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais irão desenvolver atividades e trabalhar a proposta da coleta seletiva, conscientização ambiental, problemática do lixo e destino correto para os mesmos. "A escola é local de aprendizagem e incentivar a questão ambiental é essencial para que as crianças cresçam com consciência", destaca.

Nesta segunda edição do projeto, cada escola participante terá uma meta trimestral para cumprir. A pesagem dos resíduos será feita mensalmente e ao fim dos três meses, se a meta for cumprida, a escola receberá uma premiação. A coordenadora explica que os prêmios terão cunho cultural. "Ainda estamos definindo os locais, mas os vencedores de cada etapa participarão de passeios culturais".

O projeto, desde o início, já realizou palestras, entrega de panfletos educativos, implantação de lixeiras padronizadas, coleta de óleo de cozinha, pilhas, metal, papel, etc. Para a supervisora escolar, Rosângela Teixeira, os professores sentem na sala de aula que a consciência ambiental dos alunos mudou. "Quando um colega joga papel na lixeira de plástico, por exemplo, os próprios alunos cobram para que o lixo seja jogado no seu destino correto", ressalta.

O projeto Reciclando na Escola é desenvolvido pela Prefeitura de Turvo, coordenado pela psicóloga Elisangela Manenti e conta com o apoio da engenheira ambiental Erica Dagostin e da supervisora escolar Rosângela Teixeira.