Turvenses se mobilizam para Campanha de Vacinação contra Sarampo e Pólio

Turvo – Nos próximos dias, a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo e a Poliomielite começará em todo o Brasil. A ação ocorrerá entre os dias 6 e 31 de agosto e conta com o intuito de manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite nas cidades, a fim de impedir a reintrodução do vírus no território nacional, bem como proteger as crianças contra o sarampo para seguir o estado de eliminação do sarampo.

Nesta campanha, os pais e responsáveis possuem grande importância no processo de manutenção de eliminação destas enfermidades e precisam comparecer aos locais de vacinação com as crianças, levando ainda a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

De acordo com o Ministério da Saúde, as campanhas contra a pólio começaram em 1980, sendo que o Brasil ficou livre desta ameaça em 1990. Já a cobertura vacinal contra o sarampo começou em 1995, com a vacinação da população-alvo, que, na maioria das vezes, abrange crianças entre um e quatro anos.

Vacinação em Turvo

Conforme a enfermeira do Posto de Saúde Central, Cássia Panato Dagostin, a vacinação acontecerá em dois pontos no município. Os turvenses poderão se deslocar até o Posto Central das 7h às 19h sem fechar ao meio-dia, além de comparecer a Estratégia Saúde da Família (ESF) São Luis entre às 7h30min e 11h30min e das 13h às 17h.

O Dia de Mobilização Nacional, o Chamado Dia D da campanha, está marcado para 18 de agosto, um sábado. “No sábado do Dia D, as pessoas poderão procurar as unidades das 8h até 17h, sem fechar ao meio-dia”, concluiu a Cássia.