Prefeitura de Turvo promove ação integrada em terrenos baldios para combater a proliferação de doenças

A Prefeitura Municipal de Turvo, por meio das secretarias de Saúde e Obras, está empenhada em combater as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, responsável pela disseminação da dengue, zika e chikungunha. A iniciativa visa não apenas a eliminação de focos do mosquito, mas também a conscientização da população sobre a importância de manter terrenos baldios limpos e seguros.

A ação conjunta foi desencadeada para prevenir surtos dessas doenças, uma vez que a temporada de verão aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor. A secretaria de Saúde, além de intensificar as atividades de vigilância e controle, firmou parceria com a secretaria de Obras para realizar a limpeza de terrenos baldios. “A remoção de entulhos, o corte de vegetação alta e a eliminação de recipientes que acumulam água são medidas cruciais para reduzir os riscos de infestação”, afirmou a secretária de saúde de Turvo, Renata Pacheco Ribeiro.

Conforme o secretário de Obras, Adair Constante, o Dado, semanalmente a prefeitura recolhe entulhos, quando informada da necessidade. “Toda semana nos organizarmos para fazer esse recolhimento, a orientação é que a pessoa deixe o entulho para fora do pátio e que se possível ligue para a prefeitura e informa da necessidade”, falou.

O prefeito de Turvo, Sandro Cirimbelli (Progressistas) destacou a importância da participação ativa da comunidade nesse esforço conjunto. “É fundamental que cada cidadão compreenda que a prevenção está em nossas mãos. Cuidar do lixo, manter os terrenos limpos e eliminar possíveis criadouros do mosquito são ações que devem fazer parte da rotina de todos. Estamos atuando de forma integrada, mas o apoio da população é essencial”, ressaltou o prefeito.