Turvo monta plano de retorno das aulas presencial

As aulas da rede municipal de ensino de Turvo estão previstas para retornarem no dia 1 de março para estudantes de pré-escolar, ensino fundamental 1 e 2. A data de retorno foi definida conforme decisão do colegiado de prefeitos da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense). No dia 8 de março é a vez das aulas serem retomadas nas creches (Centro de Educação Infantil).

 

A secretária de Educação, Elizete Ribeiro, explica que o município de Turvo está com o mapeamento da educação preparado para enfrentar diversos cenários, pois conforme o andamento da pandemia, podem mudar as recomendações que o governo do estado orienta.

 

O prefeito, Sandro Cirimbelli, reforça a necessidade de a população estar atenta aos comunicados, bem como ter paciência e cautela devido a situação de saúde. O vice-prefeito, Osvaldo Fávaro, lembra que é uma situação atípica, mas com paciência e esperança, logo tudo se supera.

 

A secretária de Educação explica que as famílias poderão escolher se o aluno estudará de forma híbrida, com 50% das aulas presenciais e 50% online, ou se adotará 100% online.

 

Nas escolas em que existe o período integral, as aulas vão ocorrer com capacidade de 50% em cada série, com metade da turma no período matutino e metade no período vespertino. Diante desta realocação, não haverá aulas integrais e nem almoço na unidade escolar.

 

Já nas escolas sem período integral, as turmas precisarão trabalhar com as turmas alternadas em um rodízio: metade da classe estudará um dia, e a outra metade no dia seguinte. Nos dias sem aula na escola, os alunos receberão material para realizar atividades em casa.

 

A secretária de Educação, Elizete, lembra que tudo faz parte de um planejamento, mas que pode sofrer mudanças diante das alterações conforme a pandemia. “Vivemos um momento de responsabilidade de todos. Os pais precisam lembrar de enviar os filhos com duas máscaras de proteção, garrafa de água individual e álcool 70%. Mesmo com o início da vacinação será preciso tomar todos os cuidados”, lembra. O mapeamento do transporte escolar, com a rota, baseada na capacidade de 50%, já iniciou em atendimento a rede de ensino particular.

 

A chamada dos profissionais da educação se baseou na prorrogação do último processo seletivo, aprovado pela Câmara de Vereadores, diante do quadro de profissionais necessários, a atenderem este grupo de estudantes.