Comunidades rurais de Turvo recebem bibliotecas
Turvo (3/6/2009) – Comunidades rurais de Turvo receberam na manhã desta quarta-feira (3/5) 12 bibliotecas do programa Arca das Letras, desenvolvido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com a prefeitura.
O prefeito Ronaldo Carlessi destacou a importância das bibliotecas rurais, que são um meio de incentivar a leitura. "Com esta ação vamos facilitar o acesso aos livros. É através da leitura, que obtemos cultura, conhecimento", destaca.
O delegado do MDA em Santa Catarina, Jurandir Teodoro, diz que o acervo conta com 220 livros de variados assuntos, desde literatura para crianças, jovens e adultos até livros e cartilhas sobre produção rural, saúde, cidadania e meio ambiente. "É com grande satisfação que hoje efetivamos esta parceria com a prefeitura de Turvo", comenta.
Os livros são doados pelo Ministério, e as bibliotecas rurais, que são construídas em móveis-estantes, foram disponibilizadas pela prefeitura. As bibliotecas ficarão na casa de um morador, ou na associação de moradores.
Após a entrega das Arcas da Letras, os agentes de leitura receberam capacitação do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Os agentes, que são voluntários escolhidos pelas comunidades, serão responsáveis pela manutenção das bibliotecas, pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura em suas comunidades.
Foram beneficiados os bairros Rodeio da Areia, São Pelegrino, Poço da Lontra, Turvo Baixo, Vila São José, Ponte Alta, Livramento, Vila Progresso, Linha Contessi, Rio Aparecida, São Felipe e Boa Vistinha.
A solenidade foi realizada no Clube Grêmio Turvense, e também contou com a participação do vice-prefeito Everton Schmidt, vereadores, representantes das 12 comunidades e funcionários da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
Prefeitura de Turvo
(48) 3525.8100