Últimos dias para se vacinar contra gripe
Turvo (21/5/2012) – Um alerta para os turvenses que ainda não se vacinaram contra a gripe: a Campanha Nacional de Vacinação que visa combater o vírus H1N1, gripe sazonal e cepas de outros vírus encerra nesta sexta-feira (25/5). Até o momento foram vacinados mais de 70% do público-alvo, que são os idosos acima de 60 anos, gestantes, crianças com mais de seis meses e com menos de dois anos e profissionais da saúde. A vacinação é gratuita e pode ser feita no posto de saúde central, das 8 às 17 horas.
A meta no município é de 80%. De acordo com a técnica de enfermagem do posto central, responsável pela vacinação, Eliane Bretz Arceno, nas comunidades a meta já foi atingida, mesmo que ainda falte visitar alguns moradores do bairro São Luiz. "No interior vamos ultrapassar a meta, mas fizemos um apelo aos moradores do bairro Centro, pois muitos ainda não procuraram o posto de saúde central para se imunizar. Não deixem para a última hora. Faltam poucos dias e a prevenção é sempre a melhor opção", destaca.
Segundo a secretária de Saúde, Cássia Panatto Dagostin, além da imunização através da vacinação, a população deve tomar cuidados, como evitar lugares fechados em que pessoas gripadas também estiverem, quando espirrar cobrir a boca com um lenço descartável e a higienização das mãos com álcool gel deve ser constante. "Os sintomas podem ser confundidos com a da gripe comum. Portanto, se as pessoas se sentirem muito cansadas e apresentarem falta de ar, devem procurar um pronto socorro imediatamente", informa.
Cássia destaca que receberão a vacina em casa os idosos, pessoas acamadas e crianças menores de dois anos, mas é necessário entrar em contato com o posto de saúde central para o agendamento através do telefone (48) 3525-0793.