Projeto pioneiro em Turvo oportuniza mamografia gratuita no mês de aniversário
Turvo – O que você costuma fazer na época do seu aniversário? Em Turvo, as mulheres com 40 anos ou mais são beneficiadas com uma iniciativa pioneira da Secretaria de Saúde. Desde março de 2014, o município mantém o projeto “Mamografia Sim, porque eu me amo”.
Realizado com recursos próprios do município, a iniciativa permite que todas as turvenses a partir dos 40 anos tenham o direito de efetuar no mês de seu aniversário uma mamografia de forma gratuita. A mamografia é um exame de diagnostico por imagem, que tem como objetivo estudar o tecido mamário.
“Nós fizemos esse projeto, principalmente, para que as mulheres fizessem a sua mamografia como forma de prevenção. Todas tem o mês inteiro de seu aniversário para se dirigir até à Secretaria de Saúde, com a sua carteira de identidade e a carteirinha da sua respectiva Estratégia Saúde da Família (ESF), para agendar o exame”, declarou a secretária de Saúde, Cleonice Lima Silvano.
De acordo com dados da secretária municipal, o programa realiza entre 70 a 80 mamografias gratuitas por mês, totalizando cerca de 900 exames anualmente. “Nós marcamos a data e a mulher pode realizar o seu exame tranquilamente. Após a chegada do exame, nós verificamos o que deve ser feito. Se algo foi observado, a mulher é conduzida para a sua unidade ESF para que o médico possa dar o encaminhamento que ela precisar, ou seja, a continuação do tratamento se houver necessidade”, frisou.
Antecipação à iniciativa do Ministério da Saúde
Vale salientar que o Ministério da Saúde incentiva esse tipo de exame para mulheres com idade acima dos 50 anos. Mas com a meta de prevenir cada vez mais o câncer de mama, o município aderiu à idade mínima de 40 anos, buscando atingir um número ainda maior de mulheres.
“Nós verificamos que a partir dos 40 anos, há uma grande quantidade de mulheres que já apresentam nódulos, sejam eles benignos ou malignos”, esclareceu Cleonice.
Além disso, o câncer de mama é o tipo que mais atinge as mulheres em todas as regiões no Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição, de acordo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Assim, a prevenção continua sendo a melhor alternativa. “As mulheres realmente se cuidam e esta é uma iniciativa boa a curto, médio e longo prazo. Isso porque nós estamos fazendo o rastreamento. Todo mundo sabe que a partir do momento que o câncer de mama é diagnosticado precocemente, a expectativa de cura é quase 100%”, concluiu a secretária de saúde de Turvo.