Comissão se reúne para definir detalhes da instalação do Corpo de Bombeiros

Turvo (5/2/2009) –  A Comissão de Instalação do Corpo de Bombeiros em Turvo, que é formada pelos prefeitos de Turvo, Timbé do Sul, Morro Grande, Meleiro, Jacinto Machado e Ermo, e representantes da sociedade civil organizada, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros esteve reunida na noite desta quinta-feira (5/2) no plenário da Câmara de Vereadores. A reunião serviu para discutir as primeiras ações que serão executadas para a implantação ser viabilizada.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Araranguá, Capitão Gustavo de Campos, os prefeitos irão encaminhar ao Poder Legislativo para aprovação, ainda este mês, o Projeto de Lei Complementar que institui o Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).

A Comissão definiu que os municípios irão contratar Bombeiros Comunitários Profissionais (BCP) para formar a primeira turma que atuará na Unidade de Corpo de Bombeiros. Turvo contratará quatro, já que será a sede do quartel, e os outros cinco municípios deverão contratar dois cada. Os BCPs serão coordenados por um comandante do Corpo de Bombeiros Militar.

"As prefeituras deverão contratar os bombeiros até 1º de março. Assim que os municípios concluírem a contratação, iniciamos o curso de formação dos bombeiros, que será realizado aos sábados nos períodos da manhã e da tarde", explica Campos. A intenção, conforme o comandante, é realizar um curso descentralizado. "Há cada sábado realizaremos as aulas em um município", comenta.

Outra decisão da Comissão, é que a prefeitura de Turvo irá disponibilizar um terreno para construção do quartel do Corpo de Bombeiros, e os outros municípios irão executar a obra, que esta orçada em R$ 200 mil.

O prefeito de Turvo, Ronaldo Carlessi, informa que nos próximos dias ocorre a definição da área que será disponibilizada para construção da unidade. Carlessi reafirmou que a implantação dos Bombeiros trará inúmeros benefícios e mais segurança a população, além de amenizar o sofrimento das vítimas e salvar vidas.

Polícia Militar Rodoviária

O comandante da Policia Militar Rodoviária, Capitão Darci Rodrigues Júnior, também participou da reunião e explanou sobre a necessidade da construção do Posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRV) no extremo sul catarinense, já que esta obra trará grandes benefícios à população.

Segundo ele, o Governo do Estado assinará em breve o decreto que descentraliza o orçamento do Departamento de Infra-estrutura (Deinfra) para o Batalhão de Policia Militar Rodoviária. "Após a assinatura do Decreto, nos reuniremos com a prefeitura de Meleiro, que irá doar o terreno para construção do posto, para ajustar os detalhes da área", informa.

Prefeitura de Turvo – (48) 3525.8100