Desassoreamento de trecho do Rio Turvo trará legado ambiental e social para população

Nesta terça-feira (03/04), a Administração Municipal de Turvo deu o primeiro passo para promover a recuperação ambiental do Rio Turvo. Isso se deve a entrega da ordem de serviço para desassoreamento de trecho de 1,3 km do Rio Turvo, favorecendo especialmente os bairros de Cidade Alta, Vila Manenti e Centro.

O projeto foi desenvolvido como alternativa para impedir que uma parte da população turvense fique sem acesso aos serviços básicos, de saúde e educação nos períodos de chuvas. Além disso, a iniciativa também fomentará a limpeza das águas do rio.

“Vai resolver um problema grande em época de chuvas. Hoje em dia, o rio se encontra em um cenário degradante que afeta qualidade de vida da população local. Nosso trabalho será determinante para resgatar o rio de décadas atrás, fazendo com que seja possível voltar a pescar e até tomar banho. Vamos também dar vazão, tirar o mau cheiro e tratar o esgoto“, declarou o engenheiro ambiental, Igor Makowiecki

O engenheiro civil, Aristides Spilere, explicou o que será realizado no Rio Turvo. “O desassoreamento do rio se trata de retirar os entulhos e todos os materiais que comprometem a vazão das águas. Assim, nós vamos agir de modo preventivo, evitando novas cheias. A nossa meta também é resgatar o rio de 30, 40 anos atrás”, explicou.

Resgate do Rio Turvo oportunizará qualidade de vida e lazer

O começo das obras está programado para o dia 17 de abril, contando com o suporte de duas escavadeiras e três caminhões na fase inicial. Com o desassoreamento, as chuvas não serão mais um problema para os moradores, que poderão redescobrir os benefícios de residir próximos ao Rio Turvo.

“Para a comunidade, essa obra será de grande importância. O local voltará a ser um ponto turístico e de lazer para as famílias. Isso vai ser muito gratificante”, afirmou a moradora do bairro Vila Manenti, Marieti Monteiro Rodrigues.

O turvense Dilson Scarabelot, que reside na Cidade Alta, se entusiasmou com a chance de voltar a se divertir com as pescarias no Rio Turvo. Mas, ele fez questão de apontar a responsabilidade da população na manutenção deste legado.

“A obra é um primeiro passo para termos o rio de volta. Mas, também temos de nos conscientizar para não jogar dejetos na água. Esse quadro precisa mudar com o esforço de todos. Por isso, eu gostaria de agradecer a todos que estão empenhados no desenvolvimento da nossa cidade”, finalizou Scarabelot.

Recursos foram obtidos através da Defesa Civil Nacional

Os recursos necessários para a execução das obras foram obtidos com apoio do Governo Federal, através da Defesa Civil Nacional, no valor de R$ 1.000.491, 22, no dia 19 de dezembro. A licitação aconteceu em janeiro com a contratação da empresa Efetiva Construções, de Blumenau, para a execução das obras no valor de R$ 601.176,90.

Desta forma, houve sobra do recurso conseguido inicialmente, totalizando R$ 399.314,32. Essa quantia será destinada para a construção de uma galeria de concreto com 2 mil m² em um braço do rio, situado na Cidade Alta.

Tudo isso ocorreu graças à aprovação de uma ampliação de meta alcançada pela Administração Municipal junto ao Ministério da Integração Nacional. A licitação desta obra complementar ocorrerá nas próximas semanas.

“Essa é uma realização fundamental para o município. Vamos diminuir às perdas geradas por desastres ambientais, promovendo sustentabilidade e a segurança das comunidades locais. Algo que começou em 2013, ainda na Administração do prefeito Ronaldo Carlessi, e exigiu o envolvimento de muita gente. Por isso, eu quero parabenizar a todos e contar com a população turvense para que os benefícios da iniciativa sejam colhidos por muito tempo”, concluiu prefeito em exercício, Edson Jair Dagostin.