Turvo sedia curso regional em Sala de Vacina

*Turvo sedia curso regional em Sala de Vacina*

Até sexta-feira (23), profissionais de saúde dos 15 municípios do extremo sul catarinense estarão em Turvo em treinamento na capacitação em Sala de Vacina. O curso iniciou nesta segunda-feira (19) em uma promoção através do Colegiado de Saúde da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

Conforme a presidente do CIR (Comissão Intergestores Regional Saúde), secretária de Saúde de Meleiro, Elixsandra da Silva Mota, esta foi uma necessidade coletiva de ampliar os profissionais capacitados para atuarem em Sala de Vacina, e portanto, foi organizado o curso via AMESC, responsável pelo pagamento do curso. O enfermeiro, Daniel Rodrigues, monitor do estado responsável pela capacitação em Sala de Vacina, aplicará o treinamento.

O prefeito-anfitrião, Sandro Cirimbelli, de Turvo, parabeniza a todos os profissionais pelo empenho em participarem do treinamento para estarem mais preparados  em atender a população.

O secretário de Saúde, José Tadeu Arceno, observa que Turvo se prontificou a recepcionar os demais municípios. “Ficamos felizes em poder oportunizar este momento de qualificação”.

A coordenadora de atenção básica de Turvo, enfermeira Renata Pacheco Ribeiro, lembra que as vacinas são etapa fundamental de prevenção e cuidado. “Quando aplicamos a vacina em alguém, é um ser precioso na família de alguém e precisamos ter cuidado e capacitação”.

O monitor do estado responsável pela capacitação em Sala de Vacina, Daniel, ratifica que o estado de Santa Catarina é destaque no trabalho em Sala de Vacina, sendo que não é apenas um simples aplicar uma injeção, mas sim imunizar pessoas. “Existe um rigor, e por isso temos um treinamento profundo nestes cinco dias. Tem muitas normas e rotinas”.

O responsável pelo setor de imunização no extremo sul, Nilo Humberto, esteve presente na abertura do curso, e enfatiza que vacina é vida e já salvou muitas vidas.

O presidente da AMESC, prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, lembra que durante a pandemia ficou ainda mais em evidência a necessidade dos profissionais de saúde na rotina e cuidado em prol do cidadão, e portanto, é fundamental dar estrutura para sua atualização.