Plano de Desenvolvimento Socioeconômico: Moradores de Turvo planejam futuro

Já parou para pensar onde quer estar daqui a dez anos? E a cidade onde mora? O que deseja para o futuro e quais as oportunidades que poderão ser oferecidas aos moradores e visitantes? Essa reflexão e debate foram iniciados pela população de Turvo, uma das 15 localidades participantes do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico na Associação do Extremo Sul Catarinense (Amesc). O evento é conduzido pela Unesc, em parceria com o Sebrae/SC, a Amesc e com o Governo Municipal. Mesmo com o frio registrado na noite desta quinta-feira (19/5), lideranças locais e comunidade em geral foram até o espaço dedicado para o debate, o Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi, localizado no Bairro Cidade Alta, para o lançamento oficial do projeto na cidade.

A terra que se destaca em diversos setores, como pontuou o prefeito Sandro Cirimbelli, conta com a participação popular nesse processo de construção da cidade do futuro. “É um grande privilégio receber a Unesc e o Sebrae em nosso município. Sentimos a necessidade disso. Não podemos ficar esperando. Somos referência no Vale do Araranguá. Precisamos ficar atentos. Essa é uma grande oportunidade para todos”, salientou.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta não pôde estar presente, mas fez questão de deixar um recado a todos os participantes. “Esse município de grande atrativo, de economia pujante, com destaque para a produção do arroz e que lhe rendeu o título de capital da mecanização agrícola. Não tenho dúvidas que o plano será um grande instrumento para nortear o futuro do Extremo Sul Catarinense, possibilitando aos municípios, o protagonismo que merecem. Um plano que traz uma importante reflexão sobre o território e que deverá mexer com todas as estruturas, desde o turismo, a saúde, a segurança pública, a educação e a economia. O compromisso de uma universidade comunitária é tornar a região onde está inserida cada vez mais fortalecida com projetos estruturantes que agreguem valor e promovam ainda mais qualidade de vida. A Unesc estará sempre de portas abertas ao município e a todas as iniciativas que promovam o desenvolvimento da nossa região”, destacou.

A coordenadora da área de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, representando a gestão da Universidade no evento, enfatizou sobre o foco que é planejar. “Essa é a missão da Unesc, a Universidade Comunitária, estar atuando junto à população. Turvo já deu uma pequena mostra em 2019 quando fizemos o Fórum para discutir o desenvolvimento socioeconômico da região e foi desse processo que chegamos no plano da Amesc. Estamos com grandes expectativas para essa cidade que inicia o planejamento para os próximos dez anos”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Samuel Neoti, ressaltou o sucesso do plano pelo envolvimento da Unesc e do Sebrae pelo que representam.

Apresentação da metodologia

A coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, Melissa Watanabe fez apresentação da metodologia de elaboração do trabalho. “O plano de desenvolvimento não é feito no laboratório. A presença da população para entender o processo transparente que é feito é fundamental para o engajamento das outras etapas que são os workshops. Estarem aqui é valorizar o município, é valorizar o pensar o município para o futuro”, comentou.

Para ela, Turvo tem uma força no agronegócio, na agricultura que é uma fortaleza estruturante. “Isso faz com que se consiga, a partir disso, potencializar outros segmentos que podem estar relacionados ao agronegócio, por exemplo, como as tecnologias utilizadas. Vamos pensar e para isso precisamos começar. Precisamos saber o potencial para que consigamos planejar”, convidou Melissa reforçando que todo o trabalho é pautado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento foi abrilhantado pelo Coral Municipal de Turvo que conta com a regência do maestro Rodrigo Fernandes Duarte. O próximo encontro dos munícipes será no Workshop, dia 3 de junho com o momento da escuta e fortalecimento de ideias. A participação é de modo virtual, a partir das 14h.

Também participaram do lançamento o vice-prefeito, Osvaldo Fávaro, a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Evelise Menegaro, o Diretor Executivo da Amesc, Francisco Diello e o assistente da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Marcos Tondin.

Participação

Já participaram do lançamento do plano, as cidades de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Sombrio, Balneário Gaivota, Timbé do Sul, Meleiro, Morro Grande e Jacinto Machado. Muitos deles já fizeram, inclusive o Workshop que faz parte das ações dessa importante ação que tem o objetivo de olhar o futuro visando estratégias de crescimento.

Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:

1º – Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.

2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que podem apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;

3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;

4º – Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.

Matéria/fotos: Daniela Savi (Unesc)