Turvo viveu a pior enchente da sua história

Turvo (4/1/2009) – A chuva que caiu em Turvo nesta sexta-feira e sábado deixou um rastro de destruição em toda sua extensão territorial. O prefeito Ronaldo Carlessi informa que diversos pontos do município foram alagados, e mais de 300 famílias ficaram desabrigadas e desalojadas nos bairros Cidade Alta, Vila Manenti, São Cristóvão e Imigrantes.

Em Turvo, choveu mais 250 milímetros em 48 horas, o equivalente a 45 dias de chuva. Esses números, mostram que esta foi a pior enchente registrada no município.

“Os desabrigados foram encaminhados pela prefeitura ao abrigo instalado no centro comunitário da Vila Manenti”, explica. Carlessi avalia que mais de 50% da malha viária foi afetada. Várias pontes, bueiros e calçamentos também foram danificados. O Centro Educacional Maria das Dores Cordeiro Angeloni, na Vila Manenti, o pré-escolar Peixinho Dourado, no bairro São Cristóvão e o Museu Antonio Bez Batti também foram danificados pela enchente.

A Vila Manenti foi o bairro mais atingido, e ficou sem acesso durante o sábado. Na manhã deste domingo o rio Turvo voltou ao seu leito, e os moradores puderam voltar as suas residências. “Muitas famílias perderam tudo, pois o rio subiu muito rápido e não houve tempo para que pudessem retirar seus objetos”, salienta. Algumas casas estão em área de risco, e os moradores não poderão mais retornar para suas residências.

Várias indústrias e o comércio também sofreram com as inundações. Uma empresa do setor vestuário, que conta com 200 funcionários teve grande parte do estoque de matéria-prima e as máquinas de costuras danificadas, e a produção ficou comprometida. No meio-rural, os danos serão avaliados assim que as águas baixarem.

Segundo o prefeito, as comunidades de Boa Vistinha, Itoupava II, Poço da Lontra, Rio Aparecida, Morro do Meio e Fazenda também foram bastante atingidas, e em alguns pontos a água impossibilitou que os moradores saíssem de suas residências.

Carlessi destaca o trabalho realizado pelo Conselho Municipal de Defesa Civil que convocou voluntários para ajudar os atingidos pela enchente, e dos funcionários das Secretarias de Obras, Saúde e Educação. Diversas empresas do município forneceram caminhões e barcos para que as famílias pudessem retirar seus objetos.

A partir desta segunda-feira (5) o departamento de Obras da prefeitura de Turvo inicia o levantamento completo dos estragos provocados pela enchente.

Prefeitura de Turvo