Com brincadeiras, crianças aprendem a importância de preservar águas do Rio Turvo

Turvo – Os meninos e meninas do bairro Vila Manenti, em Turvo, participaram de uma atividade diferente neste sábado, 12. Isso porque as crianças passaram por um trabalho lúdico de conscientização a respeito da preservação do Rio Turvo.

Na companhia dos pais, professores e da engenheira ambiental, Andreia Arcaro Tonetto, a garotada participou de brincadeiras, dinâmicas, sorteio de brindes e o concurso de desenho: “Rio que Eu Quero para o Futuro” no Centro de Educação Integral (CEI) Maria das Dores Cordeiro Angeloni.

Essa ação faz parte do programa de Comunicação Social e Gestão Ambiental, que integra a execução da obra de desassoreamento de 1350 metros do Rio Turvo.

“É bem melhor eu mostrar com as brincadeiras qual é o propósito do projeto do que colocar as crianças em uma sala e passar slides. Esta é a abordagem que a gente usa para educação ambiental com público infantil. Aqui, fizemos uma dinâmica interativa e eu passei o conteúdo necessário para que eles entendam e possam levar para casa. É uma forma bem mais divertida e a criança consegue captar mais informações”, declarou Andreia.

Dentro da planilha orçamentária, há solicitação para que a empresa que venceu a licitação, a Efetiva Construções, preste também um serviço com função social envolvendo a comunidade, especialmente, dos bairros Vila Manenti e Cidade Alta.

Esse movimento abrange encontros com as famílias para compreensão dos benefícios gerados pelo desassoreamento do Rio Turvo e medidas para preservar o meio ambiente a longo prazo, programa de rádio para esclarecer as dúvidas da população e várias ações com as crianças.

Participação da população para conservação do Rio Turvo

Com previsão de conclusão da obra de desassoreamento em até 180 dias, já foram retirados 100 cargas de lixo do Rio Turvo com realização da triagem. Na última semana, o trabalho de conscientização começou a ser efetuado em encontros com as famílias e brincadeiras para as crianças.

“É muito importante que a comunidade participe dos encontros porque isso será determinante para que o rio permaneça limpo. Não adianta fazer toda essa obra no momento e, após a conclusão, os moradores continuarem jogando lixo. As reuniões são para essa conscientização. Tanto adultos quanto as crianças são fundamentais para ajudar a preservar o rio Turvo”, ressaltou a engenharia ambiental.

A próxima atividade de conscientização popular ocorrerá na quarta-feira, 16 de maio, com reunião aberta à todos os turvenses, especialmente, aos moradores da Cidade Alta e Vila Manenti.