Visitar biblioteca deve se tornar um hábito

Quem faz uma biblioteca são os usuários. E a bibliotecária, Roberta Ferreira, acredita que exista um tipo de livro para cada pessoa. Em março foram emprestados 209 livros na Biblioteca municipal Ângelo Rovaris de Turvo, o que é uma boa média referente aos cerca de 1800 livros em 2020, dentre um universo de mais de oito mil títulos. Mas o objetivo é fazer com que visitar a biblioteca se torne uma rotina na vida dos turvenses.

Para a bibliotecária, Roberta Ferreira, é preciso que as pessoas insiram ir à biblioteca na rotina. “Não precisa entrar na biblioteca para buscar um livro e ler, mas é na constância da visita que vai se apaixonando por este universo. Acredito que haja um estilo para cada pessoa. O hábito é adquirido aos poucos. Quando se encontra um tema que desperte um desejo, e comece a ler 10 minutos por dia, vai se assimilando esta paixão. Não pode se sabotar, como se num dia leu a mais, no outro não querer ler”, analisa.

Segundo Roberta, quem dá vida ao livro são os leitores. “A obra é feita pelo autor, mas se ninguém ler este fica parado. E o mais legal é que cada leitor tem sua própria visão. E são as pessoas que fazem uma biblioteca viva”.

Roberta cita que grande parte dos leitores atuais são os adultos, especialmente na faixa de 30  a 70 anos. Em março foram emprestados 156 livros para adultos e 53 para crianças.  “São pessoas que iniciaram muitas vezes lendo romances e hoje buscam títulos mais profundos. Temos exatamente 8568 títulos, em uma variedade rica, feita especialmente pelos leitores, que vão nos pedindo quais títulos anseiam. Há muito livro que surpreende em nossa biblioteca, que é bastante atualizada”.

A secretária de Educação, Elizabete Possamai Ribeiro, convida a população a conhecer a biblioteca situada no prédio em anexo a Secretaria de Educação, na lateral da Igreja Matriz. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

O prefeito, Sandro Cirimbelli, lembra que abril é considerado o mês do livro porque celebra duas datas importantes, sendo dia 02  o ‘Dia Internacional do Livro Infantil’ e 18  o ‘Dia Nacional do Livro Infantil’. “Devemos ir além e fazer a leitura um hábito em todos os dias do ano. Temos nossa biblioteca à disposição como alternativa gratuita para a leitura”. O vice, Osvaldo Fávaro, estimula a população a ampliar para mais de 300 usuários na biblioteca, mas que o primeiro passo será realizar uma visita e conhecer o local.